segunda-feira, 18 de julho de 2011

A criação e a destruição do mundo



Tiramãe Tujá foi quem contou essa história. Ele era um índio guarani, que tinha idade e sabedoria dos grandes jequitibás.  E foi ele que falou da criação e destruição do mundo. E Tiramãe Tujá contou uma história assim:

No início dos tempos, quando não havia nada, havia só Tupã, o Criador, o Senhor de si mesmo. Foi então que Tupã resolveu colocar na Grande Roça (que era o nada) dois irmãos gêmeos: Nhanderequei e Nhanderevutsu, dois curumins para que eles cultivassem o mundo. Deu então a cada um deles um Popyguá, que é uma vara que gtem o poder de criar.
Os dois curumins saíram caminhando com suas varas e aí um deles girou o popyguá e inventou o céu. Os dois acharam aquilo muito engraçado e começaram a rir. O outro também girou sua varinha e fez surgir as estrelas. Parecia uma grande brincadeira e, assim, foram criando, criando, sem parar. Rios, pedras, matas, tatus, baratas. Montanhas, peixes, aves , o vento e as flores. Até que, de tanto inventar, os dois ficaram cansados. Pararam de inventar e ficaram com fome. Então um deles girou a varinha e, da terra, brotaram as mangas, os abacaxis e as bananas. Depois, tiveram vontade de ter um abrigo. Foi uma girada de varinha e apareceram as ocas,
Sobre a criação das mulheres a história não fala nada, mas imagino que elas devem ter sido criadas junto com as fontes, libélulas e borboletas.
E quando os gêmeos se deram conta, o mundo estava todo criado. E eles continuaram achando muito engraçado.
Até que um dia Nhanderaquei riscou com sua vara uma área, fez ali o desenho de todas as coisas que ele havia criado e disse: “Isso tudo é meu”. E Nhanderuvutsu disse “Está bem”.  E afastou-se do irmão e foi criando sozinho outras coisas.
Um dia, o irmão apareceu na sua frente, cheio de criação, e disse: “tudo o que você está criando está errado. As coisas que crio são muito mais bonitas. Chega para lá, que eu quero colocar minhas coisas aqui”.
Nhanderuvutsu afastou-se, dando lugar para o irmão, e ficou morando no interior da mata, enquanto Nahnderaquei ia tomando conta de tudo.
Mas o que eles não sabiam é que Tupã tinha deixado um segredo nos potyguás: se eles não fossem usados com o mesmo peso e a mesma medida pelos dois irmãos, uma das varinhas iria destruir tudo oque já havia sido criado e, ao final, até seu próprio criador.

A história de Tiramãe Tujá acaba aqui. E não se sabe o que aconteceu.
Mas essa é a história da criação do mundo e, provavelmente, a de sua possível destruição.... Cabe a nós escolher o melhor final.  

Nenhum comentário: