domingo, 16 de junho de 2013

Tatiana chega ao céu!

Lembro-me que há alguns anos fui à casa de Tatiana Belinky convidá-la para um projeto. Meu coração batia tanto, que eu não conseguia distinguir se era pela minha emoção de encontrar aquele mito, por tudo o que ela representava para literatura brasileira, ou se pela minha ousadia de ir até lá expor um projeto meu para Tatiana Belinky.  Encontrei uma senhorinha sorridente, com olhinhos pequenos e brilhantes, que não parava de falar. Adorou meu projeto (que por conta de um editor não foi para frente) e me deixou muito feliz. 
Ela estava descalça e andava com passinhos rápidos e curtos pelas estantes de sua sala à caça de livros para me mostrar. Eu mal conseguia falar de tanta emoção. Ela parecia, naquele momento, infinitamente mais jovem do que eu, empolgada, forte, sonhadora, feliz como uma criança, na deliciosa tarefa de mostrar todos os seus brinquedos para um novo amiguinho. Ela me falou de seus limeriques (que eu já amava), me falou do quanto as crianças vem sendo maltratadas e até me recitou o seu clássico “Ser criança é dureza”

Ser criança é dureza-
Todo mundo manda em mim-
Se pergunto o moitivo,
Me respondem "porque sim".

Isso é falta de respeito,
"Porque sim" não é resposta,
Atitude autoritária
Coisa que ninguém gosta!

Adulto deve explicar
Pra criança compreender
Esses "podes" e "não podes",
Pra aceitar sem se ofender!

Criança exige carinho,
E sim! Consideração!
Criança é gente, é pessoa,
Não bicho de estimação!

Tatiana Belinky deve ter chegado ao Céu hoje já procurando Monteiro Lobato para lhe dizer  -  E aí, meu amigo, vamos até o Sítio do Picapau Amarelo tomar um chá com Dona  Benta?  E ele, sorrindo, delicadamente lhe oferecerá o braço e responderá: - vamos sim, que a tia Anastácia só estava esperando você chegar para fritar os bolinhos!
Se assim for, serei feliz...


Nenhum comentário: