quarta-feira, 17 de abril de 2013

Hóspedes no Sítio do Picapau Amarelo

Continuo maravilhada com a leitura de Monteiro Lobato. E, depois do Pisca-Pisca da Emília, no post anterior, hoje coloco uma passagem maravilhosa em que Lobato traz para ao Sítio do Picapau Amarelo todo o mundo das fábulas e dos contos de fadas. Trata-se de uma daquelas ideias encantadas, próprias do autor ao longo de toda a sua obra, de trazer para o cenário brasileiro a literatura infantil universal. Tudo começa com uma cartinha do Pequeno Polegar para a vovó Benta, que começa assim:

"Prezadíssima senhora dona Benta Encerrabodes de Oliveira,
Saudações. Tem esta por fim comunicar a vossa excelência que nós, os habitantes do Mundo da Fábula,  não aguentamos mais as saudades do Sítio do Picapau Amarelo e estamos dispostos a mudar-nos para aí definitivamente. O resto do mundo anda uma coisa mais sem graça... Aí é que é bom. Em vista disso, mudar-nos-emos todos para a sua casa - se a senhora der licença, é claro..."
Vovó Benta não só dá licença, como compra terras de fazendas vizinhas para acomodar a todos. Responde ao Pequeno Polegar dizendo que podem vir, mas não sabe para qual endereço mandar, uma vez que o menino não colocou as referências do remetente na pétala de rosa que serviu de carta. Sem saber o que fazer, chama Emília. E aí segue-se uma cena típica do universo lobatiano:
"Emília deu uma risada gostosa  e disse:
- Ah, meu Deus. Que bicho bobo é gente grande! Morrem de lidar com as maravilhas e não aprendem essa coisa tão simples como é o faz-de-conta. Me dá aqui a carta ... Emília chegou à janela e gritou: "Ventos e brisas daquém e dalém. Passarinhos e borboletas.Levem essa resposta ao Polegar. Depressa, depressa, senão..
- Senão o quê, Emília?, perguntou Narizinho
- Senão nada. O senão é só prá meter medo..." E a carta chegou.
Uma semana depois, Pequeno Polegar vem puxando a fila: logo atrás Branca de Neve com todos os anões, Capinha Vemelha, Alice, Peter Pan, até Barba Azul com seu facão de matar mulher. O senhor de La Fontaine com seu amigo Esopo, acompanhado de todas as suas fábulas; todos os personagens de Andersen e Grimm. Também vieram Dom Quixote, acompanhado de Rocinante e seu fiel escudeiro Sancho Pança... 
E a história continua. Só mesmo Monteiro Lobato para colocar em um único espaço tanto encantamento. Este livro, intitulado O Picapau Amarelo (não confundam com Reinações de Narizinho, onde tudo começou), foi publicado em 1939. Se puderem, leiam, releiam, contem e recontem.

Nenhum comentário: