sexta-feira, 19 de abril de 2013

Viagem ao céu

Mais Lobato! Afinal, comemoramos em 18 de abril o Dia Nacional do Livro, marcado nesta data em função do aniversário de nascimento de Monteiro Lobato. A meu ver, nem é preciso lembrar da data para ler, reler, ouvir, contar ou recontar coisas que aprendemos lá no Sítio do Picapau Amarelo. Tanto tenho essa certeza, que coloco aqui outro trecho de puro encantamento, este extraído do volume Viagem ao Céu:

"... Dona Benta não tirava os olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos foram se aproximando. E ficaram também a olhar para o céu, em procura do que estava prendendo a atenção da boa velha.
- Que é, vovó, que a senhora está vendo lá em cima? Eu não estou enxergando nada - disse Pedrinho.
Dona Benta não pode deixar de rir-se. Pôs nele os olhos, puxou-o para seu colo e falou:
- Não está vendo nada, meu filho? Então olha para o céu estrelado e não vê nada?
- Só vejo estrelinhas - murmurou o menino.
- E acha pouco, meu filho? Você vê a metade do universo e acha pouco? Pois saiba que os astrônomos passam a vida inteira estudando as maravilhas que há nesse céu em que você só vê estrelinhas...
... Estava um céu lindo, transparente como cristal. O assanhamento do brilho das estrelas parecia os olhos dos meninos quando viam a bandeja de doces que o Coronel Teodorico mandava no dia de anos de Dona Benta. Antes de levantarem a toalha da bandeja, os olhos de todos ali no sítio ficavam como as estrelas do céu daquela noite."

Nenhum comentário: